top of page
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Follow Us
Search By Tags
Recent Posts
Featured Posts

Dia das mães

Hoje falta pouquinho pro dia das mães, e ja começam a pipocar as fotos das comemorações que rolaram na escolinha e dos presentinhos fofos que as mamães ganharam.

A gente coloca o filho na escola, paga uma mensalidade cara, e ai chega o dia das mães.

Recebemos uma circular dizendo que devemos pagar 30 reais até quinta-feira para a festa das mães, no caso nos mesmas.

E no dia das mães, no domingo, a familia toda chega pertinho pra almoçar, não da pra pensar em restaurante sem pensar em insuportavel, e acabamos tendo que cozinhar, nos mesmas.

Eis que esse ano meu filho mudou de escola.

E eu não recebi nenhuma circular.

Recebi um convite da professora querida, para um cha as 17h.

No hall do segundo andar que é onde fica a salinha das crianças, uma mesa pequenina com uma toalha roxa, um prato com fatias de bolo, outro com fatias de pão integral (tudo feitinho na escola), um potinho de geléia, outro de homus, um cha quentinho, um suco da fruta na jarra de vidro, uma vitamina de abacate.

Uma cestinha com saquinhos de tecido florido costurados a mão pela querida professora, outra com colares crochetados por ela de novo com sachê do cheirinho da sala dos pequenos.

Sentamos ali, pelo chão e cadeirinhas de madeira, conversando sobre nossos filhos, que depois de cinco segundos acordaram do descanso e vieram se aconchegar em nossas pernas.

Sem fantasias, sem apresentações, sem firulas.

Nos contavam sobre como o amigo tinha puxado o cabelo de um, ou sobre como desceram o escorrega.

Eram eles, éramos nos. Todos juntos num final de tarde sem nada demais, um final de tarde sem nada demais que aproximou todas as mães daquelas crianças que ja se conhecem, onde eu conheci esse jeitinho de comemorar.

Esse jeitinho gentil, carinhoso.

Sem encenação, tão real que emociona.

Meu presente foi um saquinho de tecido florido costurado a mão pela professora com três cookies embrulhados em papel vegetal, de banana passas e aveia que as crianças fizeram juntas, em fôrma de amor (eram três corações de engolir). E um colar de crochê que a professora fez com o cheirinho do dia-a-dia deles.

Meu presente foi de graça, cheio dela, e de amor.

Então ao invés de escolher uma foto de decoração linda para a festa do dia das mães, eu escolhi essa foto linda pra ilustrar minha sugestão de coração pra vocês, e pra mim mesma, no domingo:

Vamos sentar espalhados ali, pelo chão mesmo, sem nos preocuparmos em sujar o travesseiro e as almofadas, ou com a toalha da mesa, ou com o atraso do filho mais novo.

Vamos sentar espalhados ali, pelo chão mesmo, e vamos ser amor.

Vamos ser reais.

E as flores, não vamos nos esquecer delas.

Feliz dia das mães,

um beijo flores

bottom of page